segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sectec promove reunião com coordenadores do Bolsa Futuro nos Municípios

     O secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, se reúne nesta sexta-feira (4/5) com os coordenadores do Bolsa Futuro para, entre outros assuntos, avaliar os procedimentos de implantação do programa de qualificação profissional. O encontro será realizado na unidade da Sectec no Setor Vila Nova, às 9 horas da manhã, e terá a participação dos coordenadores do Bolsa Futuro nos 52 municípios onde o programa está sendo instalado.
    O Bolsa Futuro está na fase de matrículas dos candidatos inscritos nas duas fases de seleção, para as quais foram abertas 50 mil vagas, destinadas a goianos integrantes de famílias de baixa renda. Os inscritos devem procurar as unidades do programa em seus municípios até o próximo dia 16 de maio para efetuar suas matrículas. Após essa etapa, o Governo de Goiás, por meio da Sectec, vai entregar os cartões de identificação dos alunos matriculados. Em seguida, os alunos integrantes do programa receberão os cartões magnéticos para o saque do benefício financeiro mensal.
    Até 2014, o Governo de Goiás vai qualificar 500 mil goianos para o mercado de trabalho. Desse total, 200 mil serão selecionados entre goianos de baixa renda – integrantes de famílias beneficiários do Renda Cidadã e Bolsa Família ou de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Para este ano, foram reservadas 50 mil vagas para essa modalidade. Além do cursos gratuitos, esses alunos receberão R$ 75,00 mensais por mês durante os seis meses de aulas do programa. Os alunos com nota médio igual ou maior que 8 (oito pontos) receberão, ao final das aulas, um mês de incentivo financeiro adicional.
    Além de pertencer famílias de baixa renda, para se matricular nos cursos do Bolsa Futuro os candidatos tinham de ter idade igual ou superior a 16 anos de idade e ter concluído a 5ª série do ensino fundamental. As aulas do Bolsa Futuro serão aplicadas em 52 municípios de Goiás. Das 12 horas-aula semanais, 8 horas serão ministradas a distância e 4 horas-aula serão aplicadas nos polos do programa nos municípios.
    Os cursos Bolsa Futuro são: técnico de vendas; secretariado e rotinas administrativas; recepção de hotel e atendente de bar; reprodução animal e produtividade do gado bovino leiteiro; técnicas agrícolas; destilador de álcool; cuidador de idosos e crianças; porteiro e zelador; básico em eletricista e encanador; e caldeireiro. A carga horária semanal do curso será de 12 horas-aula semanais, 8 a distância (modelo Ensino a Distância, EaD), via internet, e 4 presenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário